quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Como começar uma reeducação alimentar

Hoje em dia já sabemos que uma dieta restritiva é capaz de fazer você perder peso rapidamente, mas também vai trazê-los de volta rapidamente também.

Quem quer emagrecer e continuar magro precisa mesmo é fazer uma reeducação alimentar. O objetivo para que o processo dê certo e manter o peso sempre saudável é saber usar os alimentos a seu favor sem ter de apelar para grandes restrições.

O cardápio ideal para começar uma reeducação alimentar deve conter o que a pessoa gosta, é claro. Mas apenas o que é considerado saudável. O restante deve ter uma diminuição de consumo ou mesmo ser trocado por algo menos calórico.

Existem várias dicas de como melhorar o cardápio do dia-a-dia e começar a sua reeducação alimentar.

Vamos lá:

Dicas de como montar o cardápio ideal para começar uma reeducação alimentar

reeducação alimentar 1

Sempre inicie sua refeição comendo uma salada leve. Saladas são mágicas!

Além de poucas calorias e muitos nutrientes, elas já começam a saciar a fome. O bom disso é que quando chegar no segundo prato, não vai querer devorá-lo.

Mas preste atenção: uma salada leve não deve conter bacon, croutons ou molhos prontos que apenas aumentam as calorias do prato – e isso faria perder todo o sentido que queremos ao comer a salada primeiro.

No entanto, caso queira comer uma salada mais elaborada e com esses ingredientes, adicione algum tipo de carne e faça dela o prato principal.

Procure comer alimentos frescos sempre que possível

Alimentos industrializados podem ser práticos de se preparar mas possuem excesso de sódio, gordura. Juntos eles aumentam as calorias e fazem o corpo reter líquidos, o que lhe dará uma aparência inchada – leia-se gorda!

Use tudo integral!

Alimentos como arroz, massas, pão, bolachas já podem ser encontrados em versões integrais em quase todos os supermercados.

O benefício destas versões integrais é que elas contêm muitas fibras que ajudam a desinchar o corpo. Além disso, as fibras aumentam a sensação de saciedade fazendo com que você coma menos.

Nutrição com pouca caloria

Uma boa atitude é incluir em suas refeições alimentos ricos em nutrientes importantes, mas que quase não contém calorias.

E quem são eles?

A quinoa, a linhaça e a chia são ótimos exemplos. E o melhor é que podem ser acrescentados em vários pratos, como saladas, bolos, vitaminas, arroz.

reeducação alimentar 2

O café da manhã deve ser a refeição mais sagrada do dia

Como se trata da primeira refeição, ela é de certa forma responsável pelo equilíbrio da sua saciedade durante todo o restante do dia. Aposte em um café completo e saboreado com calma e verá como chegará às próximas refeições com menos fome.

Evitar alimentos que fermentam e formam gases

Feijão, repolho, couve-flor e similares devem ser consumidos com parcimônia. Eles não precisam desaparecer da sua vida, mas aparecer uma ou duas vezes por mês apenas.

Coloque cores mais escuras

Sempre que for montar o seu prato, procure colocar uma verdura escura como o espinafre, a couve e a rúcula. Elas costumam possuir muita fibra e ajudam a saciar a fome.

Selecione melhor os queijos

O cardápio ideal para começar uma reeducação alimentar pode e deve conter queijos. Mas não de todos os tipos. Diminua o consumo de queijos mais amarelos, como o cheddar, a mussarela e o provolone. Prefira as versões mais leve e com poucas calorias, como o cottage, a ricota e as versões lights.

Diga não aos temperos prontos

Os temperos e molhos prontos especiais para salada são práticos e, algumas vezes até gostosos. Mas deixe para usá-los uma ou duas vezes por mês pois são muito calóricos. No lugar deles, use temperos como alho, cebola, limão e ervas. Eles são pouco calóricos e dão muito sabor.

Mais cor!

Procure montar pratos bem coloridos. Usando as cores, você estará também diversificando o que come e aumentando as chances de ter muitos nutrientes na refeição.

Água, água, água

Manter-se hidratada é muito importante para quem está montando o cardápio ideal para começar uma reeducação alimentar. O ideal é beber ao menos dois litros de água por dia.

Quando comprar outras bebidas, esqueça os refrigerantes e prefira os sucos sem adição de açúcar.

Última dica:

Deixe os doces para apenas alguns dias do mês e coma uma fruta na sobremesa do dia-a-dia.

As frutas possuem muitos nutrientes e conseguem saciar aquela vontade de doce que temos depois de uma refeição. Mas possuem menos calorias do que os doces tradicionais.

 

E você, tem alguma boa dica de reeducação alimentar? Compartilhe com a gente nos comentários!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O post Como começar uma reeducação alimentar apareceu primeiro em Emagrecendo.info.

Nenhum comentário:

Postar um comentário